A caminhada do cristão não é uma jornada solitária. As figuras usadas por Jesus para se referir aos seus seguidores apontam para o coletivo e não para o individual. Os seguidores de Jesus são ovelhas (Jo 10.27) e formam o seu rebanho (Lc 12.32).

Deus nos conhece muito bem, e ele sabe o quanto necessitamos do apoio, do incentivo e do estímulo de outras pessoas para nos encorajarmos na carreira cristã. Por isto, ao elaborar o projeto de nossa salvação, ele colocou a igreja como elemento vital neste empreendimento.

Quem salva é só Jesus. “Não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (At 4.12).

Mas é através da igreja que “a multiforme sabedoria de Deus se torna conhecida” (Ef 3.10). A igreja é o agente responsável pela pregação do evangelho e é, também, a organização responsável pela integração e pelo desenvolvimento daqueles que são alcançados pela graça salvadora de Deus em Cristo.

A igreja incorpora e absorve os servos de Jesus Cristo a tal ponto que eles perdem a sua identidade individual e se confundem com ela. Isto fica bem claro no livro dos Atos dos Apóstolos: quando o autor de Atos se refere aos seguidores de Jesus, ele os denomina simplesmente de igreja.

Veja estes exemplos: “Naquele dia, levantou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém; e todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e Samaria” (At 8.1); “Saulo, porém, assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, encerrava-os no cárcere” (At 8.3); “A notícia a respeito deles chegou aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé até Antioquia” (At 11.22); “Pedro, pois, estava guardado no cárcere; mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele” (At 12.5).

O apóstolo Paulo e seus companheiros, quando foram comissionados para levar o evangelho aos gentios, após pregar e ver o Espírito Santo convertendo pessoas a Jesus, ajuntavam os convertidos e organizavam igrejas em cada lugar por onde passavam. Eles sabiam que ovelhas desgarradas são presas fáceis para os lobos.
Por tudo isto, cada cristão precisa se empenhar para ajudar a sua igreja a crescer em quantidade e em qualidade. Para que ela cresça em quantidade, cada membro precisa ganhar outras pessoas para Jesus e trazê-las para a igreja.

Para que ela cresça em qualidade, é necessário que os membros “vivam daquela maneira digna que Deus determinou quando os chamou.

Sejam sempre humildes, delicados e pacientes. Mostrem o seu amor, suportando uns aos outros. Façam o possível para conservar, por meio da paz que os une, a união que o Espírito dá” (Ef 4.1-3).

A igreja ocupa um lugar de vital importância no plano de Deus para a salvação dos pecadores.

Quem trabalha em favor da igreja, trabalha com Deus; quem trabalha contra a igreja, trabalha contra Deus.