“Por meio disso tudo, o Espírito Santo nos ensina, de modo bem claro, que a entrada para o lugar Santíssimo ainda não foi aberta enquanto a parte da frente, que é o Lugar Santo, continuar sendo usada” (Hebreus 9.8, NTLH)

O tabernáculo do Antigo Testamento tinha três compartimentos. Consistia em um átrio exterior, um segundo compartimento chamado de Santo Lugar e o Santo dos Santos, que era a câmara interior. Somente o sumo sacerdote podia entrar no Santo dos Santos, pois ele continha a presença de Deus.

Como seres humanos, somos seres trinos, com três compartilhamentos. Temos um corpo, uma alma e um espírito. O versículo de hoje afirma que enquanto continuamos reconhecendo a parte externa, que é uma analogia ao nosso corpo e alma, o caminho para o Santo dos Santos, que é uma analogia ao nosso espírito, não está aberto. Em termos simples, isto significa que, se obedecermos e servimos à nossa carne, nunca desfrutaremos e habitaremos na presença de Deus. Por exemplo, se estou zangada, não vou desfrutar a presença de Deus.

As nossas partes carnais sempre farão exigências porque a carne é egoísta e quer as coisas do seu jeito, mas não temos que ceder a essas exigências. Podemos simplesmente dizer: “Não reconheço mais você; você não tem autoridade sobre mim”. Quando tomamos esta posição e não cedemos às exigências da vida carnal, estamos honrando a Deus e nos tornamos capazes de desfrutar a Sua presença. 

A mensagem de hoje é fácil: “Diga não a si mesmo e sim para Deus”. A Bíblia diz que estamos mortos para o pecado. O pecado não está morto; ele vai sempre tentar nos atrair, mas podemos dizer não!

A PALAVRA DE DEUS PARA VOCÊ HOJE: Não viva a vida da carne servindo os apetites e impulsos da sua natureza carnal.

Retirado de: Devocional Joyce Meyer