A este eu estimo: ao humilde e contrito de espírito, que treme diante da minha palavra. (Isaías 66:2)

Quando ouvimos Deus, temos a opção de responder com humildade e confiança eu endurecer nossos corações e ignorá-lo. Infelizmente, quando algumas pessoas não conseguem o que querem ou quando passam por provações e testes, elas endurecem o coração.

Foi exatamente isso que aconteceu com os israelitas quando eles estavam fazendo a viagem pelo deserto. Deus tinha grandes coisas planejadas para eles, mas Ele os testou primeiro para ver se iam realmente crer Nele. Ele os conduziu pelo caminho longo e difícil de propósito – para ver se eles iriam guardar os Seus mandamentos ou não. Na Sua Palavra, Ele nos diz para não endurecermos os nossos corações como eles (ver Hebreus 3:7-8).

Os seus problemas os tornaram amargos em vez de melhores; eles endureceram o coração e não quiseram aprender os caminhos de Deus. Tiveram muitas atitudes erradas e foram impedidos de progredir porque se recusaram a confiar em Deus.

Não permita que o seu coração se endureça durante os tempos de dificuldade. As pessoas que têm o coração duro são rebeldes e recusam a correção. Elas têm dificuldade em ouvir a Deus, e têm dificuldades nos relacionamentos. Não estão dispostos a ver o ponto de vista dos outros; não entendem as necessidades dos outros e geralmente não se importam com elas. Elas são egocêntricas e incapazes de serem movidas pela compaixão.

Busquemos a Deus com determinação para amaciar o nosso coração nos ajudar a sermos ternos e sensíveis ao Seu toque e a Sua voz.


Quando as coisas não funcionarem da maneira que você deseja, confie em Deus e mantenha uma atitude positiva.

Retirado de: Devocional Joyce Meyer