“E a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se numa estátua de sal” (Gn 19.26)


Algumas pessoas ainda são tão fascinadas por seus pecados passados que não avançam, não progridem na vida cristã. A fixação no passado é um exterminador de riquezas. Você já percebeu que quando dizemos que vamos trazer um “ex-isso” ou “ex-aquilo” para falar do seu passado a igreja lota? Essa é uma característica do ser humano, ficar ligado nas coisas do passado. Muitos pastores falam mais a respeito de seu passado violento em suas pregações porque isso parece mais interessante do que as coisas que estão acontecendo agora em sua vida cristã.

Muitas pessoas estão nesse engano de olhar para trás, desejando suas vidas velhas de diversão e aventura, mas se esquecem de um detalhe: da miséria que acompanhava suas vidas. Há pessoas que vivem a vida cristã como algo que precisam “suportar” até que Cristo volte, ou até que morram e vão para o Céu. Muitas pessoas se tornaram cristãs só por que têm medo de ir para o inferno, mas não veem nenhum atrativo e aventura na vida cristã.

Jesus disse que as pessoas que olham para trás não estão aptas a entrar no Reino dos Céus (Lc 9.62). Ele quis dizer que aqueles que ficam constantemente olhando para a sua vida passada não são merecedores dessa nova vida com Cristo que estão vivendo. Entenda que viver olhando para o passado extermina as nossas riquezas. Veja alguns exemplos do que “olhar para trás” pode trazer como consequência:

MOISÉS - Moisés vagou por quarenta anos no deserto olhando para trás, depois de ter matado um egípcio. O povo que era guiado por Moisés vagou no deserto por quarenta anos, por ficar pensando no Egito e lembrando as cebolas que lá comiam.

A MULHER DE LÓ - A prosperidade tinha vindo ao encontro dessa mulher. Ela recebeu um grande livramento. Anjos haviam sido enviados por Deus para tirá-la de uma cidade que iria ser destruída. Qual foi o erro? Ela certamente olhou para trás com tristeza, com um sentimento de pesar pelos bons tempos de Sodoma, em vez de olhar para a sua nova vida com Deus que a aguardava à frente. Ao olhar para o passado, ela teve a maior riqueza – a própria vida – exterminada.

DEMAS - Demas era um grande pregador da Palavra de Deus. Seu discipulador era o próprio apóstolo Paulo. O que desqualificou Demas foi “amor ao mundo presente”. Suas ações finais provaram que ele nunca deixou de olhar para trás. Seu amor ao mundo presente e seu foco no passado não o tornaram um candidato apto ao Reino de Deus.

Como deixar de olhar para trás? Buscando crescimento espiritual (Hb 5.12, 6.1). Quem não busca crescimento espiritual sempre será tentado a olhar para trás. Leia também Fp 3.10-15. Olhe sempre para frente. Lembre-se que ficar preso no passado o tornará indigno do Reino de Deus. Se este é o seu problema, eis o remédio: Efésios 4.22-23.

Ao estudar a Palavra de Deus você irá se deparar com um novo estilo de vida. Tenha a certeza de que a vida cristã é uma aventura muito mais gostosa do que a vida do passado. Quando alcançar crescimento espiritual, você nem pensará no seu passado mais. A vida cristã se torna mais emocionante à medida que você se transforma em um discípulo e deseja a cada dia tornar-se parecido com Jesus Cristo. Se você tem uma meta, ficará mais fácil olhar para frente em vez de olhar para trás.

Fotos: Internet
Texto de: Pr. Marcus Gregório