Evitai que alguém retribua a outrem mal por mal, pelo contrário, segui sempre o bem entre vós e para com todos. I Tessalonicenses 5:15.

Havia uma senhora chamada Eunice que gostava de levantar cedo todos os dias. Entre as tarefas da manhã, ela costumava varrer o quintal. Caíam muitas folhas secas das árvores e, como Eunice era muito caprichosa, ela gostava de deixar o quintal sempre limpo. Porém, ela fazia uma coisa muito feia. Depois que acabava de varrer, juntava todo o lixo, colocava-o em um saco plástico e jogava tudo em frente à casa do vizinho, o Sr. Pedro.

Este senhor era um homem muito bom que vivia sozinho. Antes de sair para o trabalho, ele ficou surpreso ao ver todo aquele lixo em sua calçada. Mas correu, buscou a vassoura, a pá, um saco e rapidamente juntou todo o lixo. Isso aconteceu várias vezes até que ele descobriu que era sua vizinha que fazia isso. A Dona Eunice colocava o lixo e o Sr. Pedro limpava tudo.

Um dia, bem cedo, antes da Dona Eunice levantar, o Sr. Pedro levou uma cesta bem bonita, cheia de frutas, com um cartãozinho, e a colocou bem em frente ao portão da vizinha. Não é preciso dizer que Dona Eunice ficou muito surpresa. Seu rosto ficou vermelho de vergonha quando leu o cartão assinado pelo Sr. Pedro.

Ela percebeu que agira muito mal. Sua intenção era irritar o vizinho. Mas o Sr. Pedro conhecia muito bem o texto de hoje que diz para evitar retribuir o mal com o mal. Dona Eunice pediu desculpas e eles se tornaram bons amigos.

Se alguém nos faz algum mal, diz alguma coisa que não gostamos, ou nos prejudica, não devemos guardar rancor ou tentar pagar com a mesma moeda. Já ouvi os meninos na escola dizendo: “Eu pego você lá na rua!” A Bíblia ensina que devemos ser bondosos para com aqueles que nos querem fazer mal.
Assim, da próxima vez que alguém fizer algo que o aborreceu, pense numa maneira de retribuir com o bem. Coisas muito interessantes vão começar a acontecer!